Register  Login  Active Topics  Maps  

Portuguese: Poderosa "Píngua" Portuguesa

Tags: Portuguese
 Language Learning Forum : Multilingual Lounge Post Reply
Alfonso
Octoglot
Senior Member
Mexico
Joined 6861 days ago

511 posts - 536 votes 
Speaks: Biblical Hebrew, Spanish*, French, English, Tzotzil, Italian, Portuguese, Ancient Greek
Studies: Nahuatl, Tzeltal, German

Message 1 of 4
04 February 2008 at 3:53pm | IP Logged 
Recebi no meu e-mail o seguinte texto. Acho que é muito interessante e impressionante, porque é um relato onde tudas as palavras começam com "p" e tudo tem sentido. Agora eu quero compartilhar a narração com vocês:

(I received in my e-mail the following text. I think it's very interesting and impressive, because it's a story in which every word starts with "p" and it all makes sense! Now I want to share it with all of you:)

===

PODEROSA PALAVRA PORTUGUESA

Pedro Paulo Pereira Pinto, pequeno pintor português, pintava portas, paredes, portais. Porém, pediu para parar porque preferiu pintar panfletos. Partindo para Piracicaba, pintou prateleiras para poder progredir. Posteriormente, partiu para Pirapora. Pernoitando, prosseguiu para Paranavaí, pois pretendia praticar pinturas para pessoas pobres. Porém,pouco praticou, pois Padre Pafúncio pediu para pintar panelas, porém posteriormente pintou pratos para poder pagar promessas. Pálido, porém personalizado, preferiu partir para Portugal para pedir permissão para permanecer praticando pinturas, preferindo, portanto, Paris. Partindo para Paris, passou pelos Pirineus, pois pretendia pintá-los. Pareciam plácidos, porém, pesaroso, percebeu penhascos pedregosos, preferindo pintá-los parcialmente, pois perigosas pedras pareciam precipitar-se principalmente pelo Pico, pois pastores passavam pelas picadas para pedirem pousada, provocando provavelmente pequenas perfurações, pois, pelo passo percorriam, permanentemente, possantes potrancas. Pisando Paris, pediu permissão para pintar palácios pomposos, procurando pontos pitorescos, pois, para pintar pobreza, precisaria percorrer pontos perigosos, pestilentos, perniciosos, preferindo Pedro Paulo precatar-se. Profundas privações passou Pedro Paulo. Pensava poder prosseguir pintando, porém, pretas previsões passavam pelo pensamento, provocando profundos pesares, principalmente por pretender partir prontamente para Portugal.

- "Povo previdente!" - Pensava Pedro Paulo... - "Preciso partir para Portugal porque pedem para prestigiar patrícios, pintando principais portos portugueses." Passando pela principal praça parisiense, partindo para Portugal, pediu para pintar pequenos pássaros pretos. Pintou, prostrou perante políticos, populares, pobres, pedintes.

- "Paris! Paris!" - proferiu Pedro Paulo - "Parto, porém penso pintá-la permanentemente, pois pretendo progredir."

Pisando Portugal, Pedro Paulo procurou pelos pais, porém, Papai Procópio partira para Província. Pedindo provisões, partiu prontamente, pois precisava pedir permissão para Papai Procópio para prosseguir praticando pinturas. Profundamente pálido, perfez percurso percorrido pelo pai. Pedindo permissão, penetrou pelo portão principal. Porém, Papai Procópio puxando-o pelo pescoço proferiu:

- "Pediste permissão para praticar pintura, porém, praticando, pintas pior. Primo Pinduca pintou perfeitamente prima Petúnia. Porque pintas porcarias?"

- Papai" - proferiu Pedro Paulo - pinto porque permitiste, porém preferindo, poderei procurar profissão própria para poder provar perseverança, pois pretendo permanecer por Portugal."

Pegando Pedro Paulo pelo pulso, penetrou pelo patamar, procurando pelos pertences, partiu prontamente, pois pretendia pôr Pedro Paulo para praticar profissão perfeita: pedreiro! Passando pela ponte precisaram pescar para poderem prosseguir peregrinando. Primeiro, pegaram peixes pequenos, porém, passando pouco prazo, pegaram pacus, piaparas, pirarucus. Partindo pela picada próxima, pois pretendiam pernoitar pertinho, para procurar primo Péricles primeiro. Pisando por pedras pontudas, Papai Procópio procurou Péricles, primo próximo, pedreiro profissional perfeito. Poucas palavras proferiram, porém prometeu pagar pequena parcela para Péricles profissionalizar Pedro Paulo. Primeiramente Pedro Paulo pegava pedras, porém, Péricles pediu-lhe para pintar prédios, pois precisava pagar pintores práticos. Particularmente Pedro Paulo preferia pintar prédios. Pereceu pintando prédios para Péricles, pois precipitou-se pelas paredes pintadas.

Pobre Pedro Paulo, pereceu pintando...
Permitam-me, pois, pedir perdão pela paciência, pois pretendo parar para pensar...

(Autor Desconhecido)

Edited by Alfonso on 04 February 2008 at 5:29pm

1 person has voted this message useful

Akatsuki
Triglot
Senior Member
Portugal
Joined 6298 days ago

226 posts - 236 votes 
Speaks: Portuguese*, French, English
Studies: Norwegian

Message 2 of 4
04 February 2008 at 5:11pm | IP Logged 
Impressionante.
Pessoalmente não acho muito difícil de ler mas pode ser um bom treino para quem esteja a aprender a lingua.
Muito bom, obrigado por partilhares.

rggg
Heptaglot
Senior Member
Mexico
Joined 6325 days ago

373 posts - 426 votes 
Speaks: Spanish*, English, French, Italian, Portuguese, Indonesian, Malay
Studies: Romanian, Catalan, Greek, German, Swedish

Message 3 of 4
05 February 2008 at 8:59am | IP Logged 
Wow!!! .... Me desculpe, quero dizer: Nossa!!! ..... Muito interessante.

Gostaría de escrever algum texto engenhoso assim, mas eu fiquei cansado só de pensalo :)

Eu vou mandar pra minha amiga brasileira, acho que ela vai gostar muito.

Obrigado!!!

Edited by rggg on 05 February 2008 at 10:03am

CellarDoor
Groupie
United States
Joined 6169 days ago

46 posts - 47 votes
Speaks: English*
Studies: Spanish, Russian

Message 4 of 4
09 February 2008 at 1:18pm | IP Logged 
Irrado.........

Eu não acho que alguem pode escrever um parafo em inglês como isto.

If you wish to post a reply to this topic you must first login. If you are not already registered you must first register

Post ReplyPost New Topic Printable version Printable version

You cannot post new topics in this forum - You cannot reply to topics in this forum - You cannot delete your posts in this forum
You cannot edit your posts in this forum - You cannot create polls in this forum - You cannot vote in polls in this forum

This page was generated in 0.2969 seconds.

DHTML Menu By Milonic JavaScript
Copyright 2024 FX Micheloud - All rights reserved
No part of this website may be copied by any means without my written authorization.